MANAUS (AM) – Insatisfeitos com a prestação de serviço da Amazonas Energia, os moradores do bairro Dom Pedro se uniram para montar uma barricada em meio a pista e impedir que os funcionários da concessionária de energia elétrica instalassem os novos Sistema de Medição Centralizada (SMC), os tão polêmicos medidores aéreos.
Na manhã desta segunda-feira (12), uma equipe foi até o local tentar realizar um serviço, contudo os moradores se reuniram e começaram um protesto em meio a rua, e para impedir que carros da companhia adentrassem a localidade, eles queimaram objetos.
Alguns vídeos mostram que os funcionários alegavam que queriam apenas trocar a fiação, mas a população disse que era balela e que com eles não tinha conversa. Eles acusam a empresa de usar o novo sistema para aumentar significativamente o valor da taxa de luz.
Recentemente o vereador Caio André (PSC), presidente da Câmara Municipal de Manaus, criou o Projeto de Lei (PL) 375/2022, que proíbe a instalação de medidores aéreos de energia na capital, recebeu parecer favorável da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa nesta quarta-feira (08/03).
O projeto, que vem avançando depois do pedido de celeridade feito por Caio André, agora retorna ao plenário Adriano Jorge, da CMM, onde deve ser votado pelos parlamentares na próxima semana.
Cenário de guerra: moradores montam barricadas para impedir instalação de medidores pic.twitter.com/L1iNCXxlse
— Portal Estado do Amazonas (@estadodoam) March 13, 2023