MANAUS (AM) – Insatisfeitos com a prestação de serviço da Amazonas Energia, os moradores do bairro Dom Pedro se uniram para montar uma barricada em meio a pista e impedir que os funcionários da concessionária de energia elétrica instalassem os novos Sistema de Medição Centralizada (SMC), os tão polêmicos medidores aéreos.
Na manhã desta segunda-feira (12), uma equipe foi até o local tentar realizar um serviço, contudo os moradores se reuniram e começaram um protesto em meio a rua, e para impedir que carros da companhia adentrassem a localidade, eles queimaram objetos.
Alguns vídeos mostram que os funcionários alegavam que queriam apenas trocar a fiação, mas a população disse que era balela e que com eles não tinha conversa. Eles acusam a empresa de usar o novo sistema para aumentar significativamente o valor da taxa de luz.
Recentemente o vereador Caio André (PSC), presidente da Câmara Municipal de Manaus, criou o Projeto de Lei (PL) 375/2022, que proíbe a instalação de medidores aéreos de energia na capital, recebeu parecer favorável da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa nesta quarta-feira (08/03).
O projeto, que vem avançando depois do pedido de celeridade feito por Caio André, agora retorna ao plenário Adriano Jorge, da CMM, onde deve ser votado pelos parlamentares na próxima semana.