MANAUS-AM| Nesta terça-feira (9), a Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou o boletim epidemiológico semanal e fez uma observação sobre a Cepa de Manaus. No boletim, foi informado que a variante P.1 do coronavírus, encontrada pela primeira vez na capital amazonense, pode comprometer o desenvolvimento de anticorpos contra a Covid-19.
De acordo com a organização, “as mutações detectadas na variante P1 podem potencialmente reduzir a neutralização de anticorpos; no entanto, estudos adicionais são necessários para avaliar se há mudanças na transmissibilidade, gravidade ou atividade de neutralização de anticorpos como resultado dessas novas variantes”.
O boletim ainda chama a atenção para a proporção de casos detectados da nova variante em Manaus, que foi identificada pela primeira vez em dezembro de 2020. A proporção de diagnósticos positivos para a nova variante saltou de 52% em dezembro do ano passado para 85% em janeiro de 2021. Mesmo assim, ainda de acordo com a OMS, uma “segunda onda” de casos de Covid-19 no Brasil está mostrando sinais de declínio.