AMAZONAS – O blogueiro Agenor Tupinambá está nas redes sociais de máscara, reclamando das queimadas na Amazônia. Após ficar famoso por peitar o Ibama por causa da capivara Filó, o influenciador, que vive no interior do Amazonas, pede que as autoridades ambientais salvem a floresta.
Em abril deste ano, ele e a deputada Joana Darc peitaram o Ibama para que devolvesse a capivara Filó. De acordo com o órgão, Agenor usou o animal para conseguir likes e monetizar nas redes, sendo chamado de “infrator” pelo Instituto.
“Estamos no meio da Amazônia e com o PIOR ar para respirar do planeta hoje. Vocês tem noção disso?”, escreveu o blogueiro.
Assim como quem queima a floresta, Agenor foi acusado de crime ambiental por ficar com um animal silvestre, o que é proibido por lei. “Agenor foi autuado em R$ 17 mil por diversos crimes ambientais, entre eles matar espécie da fauna silvestre (preguiça real), praticar abuso (capivara) e manter em cativeiro para obter vantagem financeira (capivara e papagaio)”, disse o órgão na época.