X

Cientistas descobrem grande recife de coral na foz do rio Amazonas

ADVERTISEMENT

São Paulo –  Uma equipe de cientistas brasileiros e americanos, liderados pelo pesquisador Rodrigo Moura, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), descobriu um grande recife de coral na foz do rio Amazonas.

O recife de coral fica na fronteira entre o Estado do Amapá e a Guiana Francesa e ocupa uma área de 9,3 mil quilômetros – extensão que é cerca de 20% maior que a região metropolitana de São Paulo -, chegando à parte do rio Amazona que fica no Pará. De acordo com os resultados da pesquisa, o recife fica entre 30 e 120 metros de profundidade, numa zona de água turva

.Foram necessárias três expedições oceanógrafas nesta região pouco conhecida para identificar esta grande região de algas coralinas e alto nível de partículas em suspensão, características geradas por condições diferentes das que formam os típicos recifes tropicais de coral. De acordo com os pesquisadores, as características do sistema encontrado são únicas, jamais vistas em recifes semelhantes.

Além disso, os cientistas alertaram sobre o risco que o recife corre por causa do desenvolvimento em escala industrial no rio Amazonas. Na região, são feitas perfurações para extrair petróleo, o que pode colocar em risco a manutenção do sistema inédito.

Os corais encontrados terão grande importância científica, já que estão entre as espécies mais ameaçadas pela mudança climática e pela ação do homem na natureza. São esperadas novas expedições à região para estudar mais detalhadamente o grande recife.

Com informações Revista Galileu.

Expressoam:

This website uses cookies.