São Paulo – Uma equipe de cientistas brasileiros e americanos, liderados pelo pesquisador Rodrigo Moura, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), descobriu um grande recife de coral na foz do rio Amazonas.
O recife de coral fica na fronteira entre o Estado do Amapá e a Guiana Francesa e ocupa uma área de 9,3 mil quilômetros – extensão que é cerca de 20% maior que a região metropolitana de São Paulo -, chegando à parte do rio Amazona que fica no Pará. De acordo com os resultados da pesquisa, o recife fica entre 30 e 120 metros de profundidade, numa zona de água turva
Além disso, os cientistas alertaram sobre o risco que o recife corre por causa do desenvolvimento em escala industrial no rio Amazonas. Na região, são feitas perfurações para extrair petróleo, o que pode colocar em risco a manutenção do sistema inédito.
Os corais encontrados terão grande importância científica, já que estão entre as espécies mais ameaçadas pela mudança climática e pela ação do homem na natureza. São esperadas novas expedições à região para estudar mais detalhadamente o grande recife.
Com informações Revista Galileu.