PARANÁ | Fernando Bastos de Oliveira, de 37 anos, foi internado na última segunda-feira (6), com Covid-19, e gravou um vídeo emocionante para fazer um apelo aos seus colegas de trabalho. “Fechem as escolas. É um vírus muito contagioso. Ele vai acabar com nossas famílias. Por favor, fechem!”
Em seu relato, o educador acrescenta que no dia anterior seu pai faleceu e sua irmã, que também é funcionária de escola, foi internada na UTI, ambos em decorrência de Covid-19. Ele trabalha em um colégio na periferia de Curitiba.
No estado paranaense, diretores(as), pedagogos(as) e funcionários(as) são obrigados, esde o início das medidas de isolamento social, a dar expediente nas escolas para a entrega de alimentos à famílias de baixa renda e materiais impressos para estudantes que não têm acesso a internet.
De acordo com a secretária de Funcionários(as) de Escola da APP-Sindicato, Nádia Brixner, a entidade tem denunciado o governo e atuado em todas as frentes possíveis para defender a vida dos(as) profissionais da educação e a manutenção de todos os seus direitos e remuneração.
“A prioridade é a vida. Nós defendemos a manutenção do vínculo da escola com a comunidade e a reorganização do calendário escolar, mas sem que isso coloque em risco a vida das pessoas. Também não aceitamos a retirada de direitos”, disse Nádia.
Confira abaixo o relato emocionante do professor: