Um vídeo gravado dentro de uma embarcação com quase 10 mil litros de combustíveis que seriam utilizados para comprar votos no interior do Amazonas, está circulando nas redes sociais. A gasolina seria distribuída mais especificamente nas Comunidades que são cortadas pelo Rio Urariá.
De acordo com informações de dois tripulantes identificados apenas como Cristiano e Raimundo, o combustível seria para conseguir votos para o candidato ao governo do Estado Amazonas que o prefeito de Nova Olinda do Norte, Adenilson Lima Reis (MDB), está apoiando. Segundo um dos tripulante, os barris de gasolina e diesel seriam usados para distribuir entre eleitores do município.
Na gravação é possível ouvir alguém dizer que a entrega da gasolina estava sendo realizada pelo “pessoal” da prefeitura de Nova Olinda do Norte.
O que diz a lei
“Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”., É crime de corrupção eleitoral, sob pena de até 4 anos de prisão e pagamento de multa.