COARI (AM) – Condenado por corrupção, escândalos sexuais e até favorecimento à prostituição na cidade, o ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro, lidera as pesquisas para voltar ao comando da cidade. Entre os dias 25 e 27 de abril, a Pontual Pesquisas ouviu o povo da cidade e comprovou que o cacique da família que comanda o município pode ser eleito em outubro.
Adail Pinheiro surge com 40,7% da preferência, e pode até mesmo sonhar em ganhar o pleito no primeiro turno. Apesar do histórico das operações que o condenaram por desvios de verba pública, obras direcionadas e favorecimento à prostituição, o político segue e alta: o sobrinho, Keitton Pinheiro, segue no comando da Prefeitura, e os filhos Mayara e Adail são deputados estadual e federal, respectivamente.
Condenações
Adail tem longo histórico de problemas na Justiça. Teve seus direitos políticos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), foi condenado por corrupção ativa e passiva, relacionada à contratação irregular de um funcionário sem concurso público e a lista não para por aí.
Ex-prefeito de Coari em três mandatos, (2001-2004, 2005-2008), foi condenado a 11 anos e 10 meses de prisão pela prática de exploração sexual de crianças e adolescentes, mas ganhou liberdade em 2017 após o ex-presidente Michel Temer “perdoar” a condenação.
]A pré-candidatura de Adail Pinheiro à Prefeitura de Coari segue a toda nas redes sociais, com direito à carreatas pela cidade e vídeos, inclusive com crianças, prometendo melhorar a cidade.
Veja o resultado da pesquisa: