MANAUS (AM) – A maior confusão rolou na rua 8, no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus, na manhã desta segunda-feira (6). Tudo porque moradores do local, indignados com o serviço e os valores exorbitantes das contas, impediram que a Amazonas Energia instalasse novos medidores nos postes.
A população bloqueou a rua e os vídeos foram parar nas redes sociais. Conforme as imagens, os funcionários são impedidos de fazer o trabalho. De acordo com os moradores, desde o sábado (3) a concessionária vem tentando realizar o serviço no local.
A indignação é porque a área, onde tem muitos lojistas, não foi informada previamente e a empresa não explica o porquê é necessária a mudança.
Ainda segundo os manifestantes, já existe um movimento fundado no bairro Cidade Nova para impedir a instalação dos novos medidores. A líder comunitária Cristiane também cobrou uma resposta do poder público sobre a implementação do serviço nas ruas do bairro.
“Nós estamos em uma situação que nós temos que escolher entre comprar o gás, a cesta básica e agora uma alta taxa da energia sem um estudo técnico, sem uma informação do poder público. A população precisa de uma resposta de dentro do poder público. O poder público precisa prestar contas com a população. Nós precisamos de uma resposta e o Alvorada diz não aos novos medidores de energia”, disse Cristiane.
A concessionária ainda não se manifestou sobre o assunto.
No último dia 9 de maio, segundo decisão da justiça, uma liminar que proibia a instalação de novos medidores foi revogada pela 3ª Vara Cível de Acidentes de Trabalho no Amazonas. Segundo o juiz Manuel Amaro de Lima, foi constatado que não havia irregularidades comprovadas no funcionamento do novo medidor.