ANAMÃ (AM) – Conhecida como a ‘Rainha da Floresta’, uma Samaúma centenária foi derrubada nesta segunda-feira (16), no município de Anamã (a 165 quilômetros de Manaus).
A retirada da árvore dividiu opiniões na internet e causou indignação nos moradores do município, que relataram que a decisão foi tomada no pior momento enfrentado pelo Amazonas devido às queimadas.
“Isso é uma vergonha!!!!! O prefeito deveria ser processado por crime ecológico!!!! Mas isso não ficará assim, ativistas ambientais não vão se calar, a incompetência da prefeitura não poderá jamais macular o meio ambiente!!!!!”, revoltou-se uma. “Depois não reclamem que estão com dificuldade de respirar. A Samaúma é o símbolo da Amazônia”, pontuou outra.
Em sua defesa a prefeitura de Anamã disse que precisou cortar a samaumeira que fica localizada no meio da cidade pois a mesma era um “alvo fácil e atrativo para raios” e estava colocando em risco a população.
“O fato de ser a grande Samaumeira no meio da cidade, me torna um alvo fácil e atrativo para raios, os quais, ao me atingirem, podem me jogar sobre o meu povo, provocando um sinistro sem precedentes. Para não correr esse alto risco, me despeço de todos e aguardo a minha retirada com serenidade. Um beijo no coração de todos”, disse trecho da comunidade do executivo municipal.