MINAS GERAIS| Na noite desta terça-feira (23), empresários foram flagrados entrando em garagem de empresa de transporte localizada em Belo Horizonte (MG), para serem vacinados contra a covid-19 clandestinamente. Os vídeos são do Estadão.
As imagens foram gravadas por vizinhos do local, que denunciaram um esquema clandestino de imunização contra a covid-19 pela viação Saritur. O Grupo formado por políticos e empresários do setor de transportes adquiriu doses da Pfizer e aplicaram secretamente em 50 pessoas.
Segundo a Revista Piauí, um dos que teriam recebido a dose foi o ex-senador Clésio Andrade, ex-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT). “Estou com 69 anos, minha vacinação (pelo SUS) seria na semana que vem, eu nem precisava, mas tomei. Fui convidado, foi gratuito para mim”, disse à piauí.
Conforme as investigações, os empresários podem ter adquiridos os imunizantes por iniciativa própria, driblando o SUS (Sistema Único de Saúde), o que é ilegal.
“Se a aquisição das vacinas se deu antes da data da aprovação da vacina da Pfizer pela Anvisa, pode ter ocorrido o crime do artigo 273, parágrafo 1º-B, I, do Código Penal. Se foi feita depois, pode ser o crime de descaminho (art. 334-A). Neste caso, todos os que foram vacinados podem responder pelo crime de receptação”, aponta o MPF, que instaurou procedimento criminal nesta quinta-feira (25). A Policia Federal de Minas Gerais investiga o caso.