MANAUS – AM | Uma criança de 8 anos morreu após consumir frutos de tucumã, supostamente contaminados em uma comunidade de Manacapuru, no interior do Amazonas. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (14), pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).
De acordo com o órgão de vigilância, a criança morreu na segunda-feira (12). Outras duas pessoas estão internadas no Hospital de Manacapuru.
O surto foi identificado na comunidade Irapajé, na zona rural. Ao todo, 30 casos suspeitos da doença estão sendo investigados.
Equipes viajaram à comunidade para coletar amostras de materiais que passarão por estudos no Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/FVS-RCP). Será feito uma análise sobre composição, deterioração, processamento, conservação e qualidade do alimento.
A Vigilância em Saúde de Manacapuru notificou que o tucumã foi ingerido inicialmente na comunidade Irapajé no último fim de semana. O alimento foi distribuído nos bairros e outras localidades rurais próximas à sede de Manacapuru.
SEMSA PEDE QUE POPULAÇÃO EVITE CONSUMO
A Vigilância de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Manacapuru emitiu nota nesta quarta-feira (14) alertando paraque a população não consuma o fruto do tucumã.
De acordo com o órgão de saúde, desde o domingo (11), diversos casos de pessoas com infecção foram registrados no Hospital de Manacapuru. Entre os sintomas, estão diarreia, náuseas, vômito, febre e dor epigástrica.
A pasta ressalta ainda que toda a população fique em alerta e evite o consumo da fruta, principalmente moradores da comunidade Iarapajé, localizada no Rio Manacapuru, no município.
“Informamos a todos que amostras do fruto consumido já foram enviadas para o laboratório da FVS/AM em Manaus para que possam ser analisadas”, diz trecho da nota.