Manaus – Uma criança de dois anos sofreu um acidente, na noite da última terça-feira (25), numa das escadas rolantes do Shopping Ponta Negra, na Zona Oeste da capital amazonense.
De acordo com o relato da mãe do menino em uma rede social, a criança estava próxima aos avós quando prendeu os dedos da mão ao descer a escada rolante.
“Minha mãe caiu na escada em movimento, bateu o braço na hora na tentativa de salvar a mão do meu filho de ser totalmente esmagada, meu padrasto correu para buscar o botão de emergência na tentativa de parar a escada rolante, porém não havia no local nenhum botão sinalizado”, disse a mãe indignada.
No relato da mãe do menino, ela afirma que os funcionários do Shopping Ponta Negra demoraram no desligamento da escada e que, após o acidente, a equipe de segurança do centro de compras sugeriu que ela aguardasse a moça responsável pelo ambulatório que estava no intervalo. A mulher diz também que os bombeiros que estavam no local demonstravam falta de empatia além de não saber lidar com a situação.
A criança precisou passar por uma cirurgia de reconstrução dos dedos no hospital Samel, onde permanece em observação.
Essa é terceira ocorrência envolvendo acidentes com criança dentro do Shopping Ponta Negra.
Em 2014, uma criança de cinco anos caiu do 3º andar do Shopping Ponta Negra ao se desequilibrar de uma escada rolante do local. No mês de setembro de 2014, um menino de um ano e dez meses teve a mão presa ao descer a escada rolante e precisou passar por cirurgia no Pronto-Socorro Infantil da Compensa.
Em nota, a assessoria de imprensa informou que o Shopping Ponta Negra lamenta o ocorrido com uma criança de dois anos em uma das escadas rolantes do estabelecimento no dia 25 de junho de 2019.
O shopping esclarece que, após vistoria, foi constatado que não houve nenhum tipo de falha em seus equipamentos. Na entrada das escadas rolantes há sinalização clara de que crianças devem estar seguras pelo responsável e que não é permitido sentar em seus degraus.
Em todas as escadas rolantes há botões de emergência na entrada e na saída.
O Shopping Ponta Negra também mantém ambulatório que segue as determinações legais. As imagens do circuito interno de segurança mostram que a criança e a família foram levadas para o ambulatório 1 minuto depois de terem procurado ajuda. Em 1’42” foram atendidos pela profissional de saúde responsável pelo ambulatório naquele momento.
Foi oferecido transporte da criança em ambulância para um hospital que teria as condições ideais para atendê-la, o que não foi aceito pela família.
A cancela do estacionamento foi liberada sem cobrança depois de 37 segundos em que o carro se aproximou da saída, conforme mostram as imagens da câmera de segurança.
O Shopping Ponta Negra se solidariza com a família e ressalta a importância de todos os usuários observarem as instruções de segurança para utilização das escadas rolantes.