Manaus – Dois homens ainda não identificados lançaram um artefato explosivo no estacionamento da cadeia pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro, na tarde desta terça-feira. Familiares de detentos temem a uma retaliação.
Segundo testemunhas, os homens estavam em moto, pararam em frente ao presidio que estava desativado, e lançaram o artefato. “Ou ouvi um estrondo muito forte quando estava chegando e vi os homens saindo de moto”, relatou a autonoma Zelia Andrade, 35, que venho em busca de informações sobre um amigo que foi transferido para o presídio nesta terça.
Com o barulho, as pessoas que estavam fora da unidade ficaram muito nervosas e assustados. Elas relataram que o muro, o chão e até os carros balançaram. Uma mãe de um interno chegou a passar mal, mas funcionários da Seap informaram que estava tudo tranquilo dentro da unidade prisional.
Os mais de 200 detentos transferidos para a Vidal estão alojados na Capela e na enfermaria, enquanto as celas estão sendo arrumadas para receber os presos. A cadeia estava desativada desde outubro do ano passado, mas voltou a funcionar para abrigar, até aqui, 223 presos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) transferidos de outros presídios por medidas de segurança.
Durante todo o dia, familiares vieram em busca não só de informações mas também deixar comida e roupas para os internos.
Depois do susto com a explosão, o policiamento no entorno da Vidal Pessoa foi reforçado pela Polícia Militar.
O Coronel Franclides Ribeiro, do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) disse que o que provocou o estrondo foi no perímetro externo ao presidio e que não houve movimentação dos internos. O policiamento foi reforçado para garantir a integridade das pessoas no local.
Ribeiro informou ainda que os policiais do Choque e Rocam foram acionados para auxiliar os agentes penitenciários numa revista que será realizada agora no início da noite. O Coronel reforçou que a situação está sob controle.
Com informações Portal Acrítica.