MANAUS – O prefeito de Manaus David Almeida afirma que a tragédia ocorrida neste domingo (13), no Jorge Teixeira, pode ocorrer novamente. Ele este no local onde oito pessoas foram encontradas mortas, e falou em números preocupantes. “Nós temos mais de mil áreas como essa em Manaus. E, dessas mil áreas, 62 são de alto risco, como essa aqui. Nós fizemos 17 áreas no ano passado (contenção de erosões), temos programado mais 20 áreas prioritárias como essa, nós fizemos grandes intervenções e isso minorou. E, agora, buscamos mais investimentos para a gente poder investir nessas áreas e dar moradia digna para as pessoas”, destaca David Almeida.
David Almeida montou uma força-tarefa e um comitê de crise.
A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), registrou mais de 120 ocorrências de Defesa Civil e Trânsito por toda a cidade. Uma operação conjunta foi feita, logo na manhã deste domingo, 12/3, atendendo os bairros mais afetados da capital amazonense.
Na noite de sábado, o Sistema Nacional de Defesa Civil emitiu um alerta de chuva acima da média na capital amazonense e, por meio da Central 199 da Defesa Civil, que funciona no CCC, mais de 105 ocorrências de Defesa Civil já tinham sido registradas até as 18h deste domingo. Com o apoio das secretarias de Assistência Social (Semasc) e Infraestrutura (Seminf), os bairros mais afetados foram atendidos em urgência, com uma operação conjunta.
A zona Norte foi a mais impactada nos bairros Monte das Oliveiras e Cidade Nova, com maior incidência de pontos de alagamentos e deslizamento. A ação integrada da Defesa Civil com a Semasc garantiu atendimento para mais de 60 famílias afetadas pelas fortes chuvas do final de semana.
Segundo o diretor de Operações da Defesa Civil de Manaus, José Mendes, a determinação do prefeito David Almeida é de priorizar as famílias. “Desde ontem, a Defesa civil segue atuando nas ocorrências, que já ultrapassam 60 atendimentos no dia de hoje, sendo a maior parte deles de alagamentos. O prefeito David Almeida solicitou que a nossa atenção estivesse voltada, principalmente, para as famílias nesse momento em que muitas perderam tudo”, afirma Mendes.