Londres (Inglaterra) – Lionel Messi conquistou pela oitava vez o título de melhor jogador do mundo na premiação da FIFA. A cerimônia, que teve a ausência do argentino, contou com a presença de Thierry Henry em seu lugar, já que Messi está realizando a pré-temporada com o Inter Miami nos Estados Unidos. O astro argentino, camisa 10 da seleção, superou seus concorrentes Haaland, do Manchester City, e Mbappé, do PSG, que completaram o pódio.
Os três finalistas estiveram presentes na cerimônia da FIFA, que celebra os destaques da temporada anterior. A vitória de Messi surpreendeu o público presente. O período de avaliação compreendeu o intervalo de 19 de dezembro de 2022, um dia após a Copa do Mundo, até 20 de agosto de 2023.
Além da eleição do melhor jogador, a FIFA reconheceu os destaques em outras categorias, como o melhor técnico, vencido por Pep Guardiola pelas conquistas com o Manchester City. Ederson, do mesmo time, foi eleito o melhor goleiro.
Na categoria feminina, Aitana Bonmatí foi eleita a melhor jogadora, enquanto a brasileira Marta recebeu uma homenagem, sendo anunciada que, a partir da próxima temporada, o prêmio pelo gol mais bonito no futebol feminino terá seu nome. O gol mais bonito da temporada de 2023 foi concedido a Guilherme Madruga, do Botafogo-SP.
Durante a cerimônia, a Seleção Brasileira foi homenageada por sua postura contra o racismo durante a partida contra Guiné em junho de 2023. Os jogadores que participaram do jogo vestiram camisas pretas em protesto contra o racismo, especialmente em apoio a Vinicius Junior, ocorrido no estádio da Espanha. Cafu, Roque Junior, Ronaldo, Belleti, Roberto Carlos e Júlio Cesar subiram ao palco para receber a honraria da FIFA.