MANAUS – Enquanto professores discutem pautas como reajuste salarial, Fundeb, melhoria nas condições de ensino, e enquanto pais e alunos pedem que o Brasil tenha mais escolas de qualidade, a deputada bolsonarista Débora Menezes (PL) quer tornar obrigatória as execuções hinos uma ver por semana em todas as escolas do Amazonas.
“Cumprindo uma de suas promessas de campanha, a deputada Débora Menezes (PL), apresentou o PL nº 72/2023 que torna obrigatória a definição de horário cívico nas instituições de ensino públicas e privadas, com a execução do hino nacional brasileiro e hino do Amazonas, uma vez na semana.”, afirma comunicado da parlamentar.
Desde que o governo Lula anunciou o reajuste do piso salarial dos professores, a Associação dos Municípios do Amazonas afirma que não há dinheiro para as prefeituras do Amazonas pagarem o aumento. Debora Menezes é filha de Alfredo Menezes, ex-superintendente da Suframa, coronel reformado do Exército e compadre de Jair Bolsonaro.
Segundo a deputada, o momento cívico auxilia as crianças e adolescentes a constituírem a consciência de pertencimento e amor à pátria, além do senso de coletividade e responsabilidade com o país. “O horário cívico é importante para que o aluno aprenda o significado de civismo, patriotismo, demonstrando pelo canto a reverência as bandeiras nacional e estadual. Fico feliz em apresentar esse projeto, pois foi algo que aprendi na infância com o meu pai, algo que falei bastante aos meus eleitores no período de campanha e me comprometi a defender, então nada mais justo que fazer isso logo no primeiro dia. Espero que a pauta seja aprovada pelos meus colegas”, disse.
O projeto ainda aguarda ser votado pelos parlamentares na próxima sessão de votação da casa.