MINAS GERAIS | O deputado federal Cabo Junio Amaral (PL-MG) publicou nessa terça-feira (5) um vídeo no qual carrega uma arma de fogo enquanto diz esperar uma visita do ex-presidente Lula em casa. O PT informou que vai ingressar com uma ação de notícia-crime contra o parlamentar na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados.
Por meio de nota, o partido repudiou a publicação do deputado bolsonarista. “A fala de Junio Amaral é criminosa, incita a violência e fere o decoro dos parlamentares. Como deputado federal, deveria agir como um defensor da Constituição e dar o exemplo de civilidade”, diz o comunicado.
“O PT preza pela política feita no campo das ideias, dentro dos preceitos da democracia. O partido defende a paz, o diálogo, a liberdade de expressão e o direito à realização de manifestações pacíficas e respeitosas”, completa.
Ameaça
O vídeo publicado por Junio Amaral é uma resposta a declarações feitas pelo ex-presidente feita na segunda-feira (4) em evento de lançamento da Plataforma da CUT (Central Única dos Trabalhadores) para as eleições de 2022, na sede do movimento, em São Paulo.
Durante discurso, Lula sugeriu que fosse feito um “mapeamento” dos endereços dos parlamentares, já que, segundo ele, atos em frente ao Congresso “não movem uma pestana de um deputado”.