MANAUS (AM) – O deputado estadual Dermilson Chagas resolveu criticar a segurança pública em Manaus, na manhã deste sábado (22), mas acabou citando uma fake news. Em postagem no Twitter, ele postou o vídeo que mostra uma Unidade Básica de Saúde (UBS) sendo assaltada, na Zona Leste, e reclamou que a cidade está a solta para a criminalidade.
O fato ocorreu nesta sexta-feira (21) e os bandidos roubaram os funcionários e os pacientes usando muita violência. O crime foi filmado por câmeras de segurança e mostrou o desespero das pessoas.
“O estado a mercê da criminalidade. Sem projetos e nem programas para reprimir de forma inteligente o crime, o governador Wilson Lima, de forma irracional, resolve acabar com as CICOMs, deixando grande parte dos bairros, ruas e vielas livre para as ações criminosas”, escreveu o deputado estadual.
No entanto, em seguida, a declaração foi rebatida pelo comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, que negou que o que foi escrito pelo deputado fosse verdade.
“Deputado, creio que sua assessoria deveria ter lhe auxiliado melhor nesse tema, pois no dia 11 de janeiro, eu, Cel Vinícius, Comandante-geral da PMAM, já havia revelado essa FAKE NEWS, conforme vídeo abaixo. Fico a disposição para quaisquer informações”, escreveu o comandante-geral.
O vídeo foi postado no dia 11 de janeiro e nele o comandante diz que resolver fazer o vídeo para esclarecer sobre a dúvida da população. Segundo ele, as Companhias Interativas Comunitárias (Cicom) não vão acabar, mas um estudo de viabilidade de área, para ajustar áreas operacionais, será feito.
Na prática, algumas Cicoms poderiam apenas mudar de local, para conseguir atender mais bairros e comunidades, de forma mais estratégica. “Não vai acabar as Cicoms, muito pelo contrário”, ressaltou o comandante-geral.
Veja o tweet: