MANAUS (AM) – Estreante na política, apesar de ser de família de políticos do Amazonas, o deputado estadual eleito em 2022, Dr. George Lins (União Brasil), resolveu seguir os colegas e esquecer os problemas de Manaus para também propor conceder, em uma só sessão especial, o Título de Cidadão do Amazonas e a Medalha Ruy Araújo, a mais alta comenda do Poder Legislativo Estadual, para o governador de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas.
Vale ressaltar que o Título já foi recebido pela cantora Joelma e ainda em maio foram apresentados projetos de lei para conceder a Wesley Safadão, banalizando as honrarias. No caso do governador paulistano, a propositura foi protocolada pelo parlamentar nesta quinta-feira (25).
Na avaliação de George, o Título de Cidadão contemplará Projeto de Lei aprovado pelo plenário da Aleam em fevereiro de 2020, de autoria conjunta dos ex-deputados estaduais Josué Neto, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), e Fausto Jr., que exerce mandato de deputado federal no Congresso Nacional. Quanto a outorga da Medalha, o líder do União Brasil na Aleam explica “ser uma homenagem também bastante justa pelos brilhantes serviços prestados por Tarcísio ao Amazonas e à região amazônica”, sem citar grandes benfeitorias.
O único fato citado é a pavimentação da rodovia BR-319, que liga o Estado do Amazonas a Rondônia e ao Sul do país, mesmo cheia de problemas. Segundo o deputado, mesmo Tarcísio sendo do estado de São Paulo, ele defendeu enquanto ministro da Infraestrutura a retirada do Amazonas do “isolamento”.
A rodovia não teve tanto destaque enquanto Tarcísio de Freitas era ministro, como o deputado afirma, mas ele também parece ter se sensibilizado por outro motivo: o atual governador de SP já morou no Amazonas e diz que tem um apreço pela região, se esquecendo que ele também já morou em Pernambumco e Rio Grande do Norte.