EUA – Um grupo de parlamentares norte-americanos quer mandar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de volta para o Brasil. Ele está hospedado na casa do lutador amazonense José Aldo, em Orlando. O democrata Joaquin Castro, representante do Texas, pediu a extradição do ex-presidente.
“Ele é um homem perigoso. Deveriam mandá-lo de volta para seu país natal, o Brasil”, afirmou o membro da Câmara dos Representantes. “Apoio o presidente Lula e o governo democraticamente eleito no País”, diz ainda a postagem do político.
Castro liga os atos de vandalismo ao bolsonarismo e compara com apoiadores do ex-presidente Donald Trump em 2021. “Terroristas domésticos e fascistas não podem usar a cartilha de Trump para minar a democracia”, disse Castro nas redes sociais.
Alexandria Ocasio-Cortez, de Nova York, publicou que dois anos depois do ataque ao Capitólio, “vemos fascistas tentando fazer o mesmo no Brasil”.
O presidente norte-americano, Joe Biden, condenou “o atentado à democracia e à transferência pacífica do poder no Brasil”.