AMAZONAS – Enquanto a maior parte da bancada do Amazonas fala, os deputados Fausto Júnior (UB-AM) e Maurício Carvalho (UB-RO), conseguiram um feito e tanto para a BR-319,, maior sonho dos amazonenses. Aprovaram uma Lei que pode agilizar o asfaltamento da rodovia.
Trata-se do Projeto de Lei n.4994/23, que reconhece a rodovia BR-319 como “infraestrutura crítica”, ou seja, que deve ser colocada como prioridade para ser recuperada.
A Lei foi assinada pelo deputado federal Fausto Júnior, parlamentar do Amazonas que comanda a frente em Brasília pela liberação da BR-319.
O líder da Frente Parlamentar pela BR-319 comemorou e ajudou a aprovar o Projeto histórico. Nas redes sociais, Fausto foi parabenizado pelos seguidores ao anunciar a conquista.
O restante da bancada segue com mais críticas do que efetividade.
O parlamentar autor do projeto, Maurício Carvalho (União Brasil/RO), também vibrou com a conquista.
Em recentes visitas ao Amazonas, a ministra Marina Silva disse que a BR-319 precisa apresentar viabilidade econômica, social e ambiental para ser asfaltada. Na CPI das ONGs, ela disse que não pode asfaltar uma BR apenas para “passear de carro”.
Alvo de críticas nas redes sociais pela bancada federal do Amazonas, a aprovação da Lei mostra que, para além do discurso, há caminhos políticos em Brasília que podem ser usados para tirar do papel o sonho de uma BR-319 asfaltada, lição ainda não aprendida pela maioria dos parlamentares que representam o Amazonas.