Manaus-AM| Com a popularização da rede social TikTok, muitas dancinhas e brincadeiras acabaram virando febre entre crianças e adolescentes. Por ser uma nova plataforma, muitas pessoas estão acessando diariamente e conhecendo brincadeiras nada sadias, como o “desafio da rasteira”, que uma adolescente acabou falecendo e a mais nova, conhecida como o “desafio do sal”, que está se popularizando rapidamente.
O desafio consiste em incentivar os jogadores a ingerir grandes quantidades de sal. Em um dos vídeos da plataforma, é possível ver um menino virando um pote de sal na garganta e pedindo que outros usuários façam o mesmo. “Alguém pode tentar fazer isso”, diz a legenda. Na sequência, ele engasga e cospe.
Outro garoto, ao embarcar na brincadeira, se arrepende. “Desafio do sal. Isso é nojento”, descreve.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a quantidade máxima de sal ingerida por dia deve ser o equivalente a uma colher de chá.
Segundo o especialista, quando o consumo de sal ocorre de maneira aguda, ou seja, em um curto espaço de tempo, pode provocar hipernatremia hipervolêmica, “aumentando a pressão arterial e podendo sobrecarregar o sistema cardiorrespiratório”.
O cardiologista alerta ainda, que “consumir muito sal de uma hora para a outra pode também causar tonturas, desidratação, vômitos, além de aumentar o risco de coma e pode até ser fatal”.
Em caso de alto consumo de sal, o especialista orienta que a pessoa sejam levada a uma unidade de emergência.