BRASÍLIA – Nem começou e a Copa América já começa “contaminada”. Dez integrantes da delegação da Venezuela, primeira adversária do Brasil, chegaram e testaram positivo para a Covid nesta sexta-feira. Os testes de PCR foram realizados pela Conmebol. As autoridades de Saúde de Brasília foram comunicadas.
“Essas pessoas não poderão jogar. Estão isolados em seus quartos de hotel”, explicou Osnei Okamoto, secretário de saúde. De acordo com ele, cada pessoa ficará em um quarto. As Secretarias de Saúde e a Vigilância Sanitária do Distrito Federal realizam agora o sequenciamento genético das amostras do exames. O objetivo é identificar qual por qual cepa do coronavírus, tanto jogadores quanto dirigentes foram contaminados. “A vigilância faz o trabalho com todos jogadores: onde estiveram, onde chegaram, com quem estiveram. Todos contatos são investigados”, ressaltou.
Para o secretário, de acordo com as informações oficiais até aqui, tudo indica que os membros da seleção venezuelana teriam chegado ao Brasil já infectados, apesar de não demonstrarem sintomas. “Não dá para dizer onde foram infectados. Mas pelo período de permanência aqui, devem ter vindo do último país que estiveram já com a doença”.
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) foi procurada, mas ainda não se manifestou até a publicação deste texto.