MANAUS (AM) – Chopp, picanha, cerveja, rodízio de sushi, itens pets, pneus e milkshake são alguns dos produtos que serão vendidos sem impostos no dia 25 de maio, quinta-feira, durante a 12ª edição do Dia Livre de Impostos no Amazonas promovido pela da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem de Manaus (CDL Jovem) e contará com a participação de mais de 300 estabelecimentos de diferentes segmentos, oferecendo produtos com desconto equivalente aos impostos.
Segundo o coordenador da CDL Jovem Manaus, Matheus Demasi, esta será a maior edição do Dia Livre de Impostos da história da cidade, com um aumento significativo no número de lojas participantes. “Esperamos gerar um impacto ainda maior na população e conscientizar a população sobre a alta carga tributária que todos nós pagamos, sem ver esses recursos revertidos em benefícios para a sociedade. Esse o principal objetivo do DLI: Alertar as pessoas sobre essa realidade”.
Neste ano, os quatro principais shoppings da cidade – Amazonas, Manauara, Ponta Negra e Sumaúma Parck Shopping – aderiram ao DLI, sendo a primeira vez que o Sumaúma Parck Shopping oferecerá produtos sem impostos aos seus clientes
Para a Gerente de Marketing do Sumaúma Park Shopping, Maria Laura Palhares, a participação no Dia Livre de Imposto é motivo de grande satisfação. “Estamos felizes em participar do Dia Livre de Imposto. Como o maior shopping da zona norte, representando uma grande parcela da população, temos a oportunidade de participar. Acreditamos nesse protesto para conscientizar sobre a alta carga tributária que pagamos, especialmente no Amazonas, onde o aumento do ICMS afeta a logística das mercadorias. Queremos mostrar a importância de protestar por uma carga tributária mais justa”, pontuou.
Além dos shoppings, outros 9 estabelecimentos de segmentos diversos também estão participando da ação. O almoço sem imposto está garantido no Tambagrill Peixaria, localizado na Av. Efigênio Salles, 2600 – Aleixo. Os amantes de fast food poderão aproveitar os itens do Bob’s da Avenida Djalma Batista e do McDonald’s da Av. Efigênio Salles, 13 – Aleixo.
Os apaixonados por sushi terão a oportunidade de desfrutar dos itens vendidos sem impostos pelo Sushi Ponta Negra, disponíveis para delivery e em todas as unidades do estabelecimento.
Para aqueles que desejam economizar no supermercado, haverá três opções este ano: o Empório DB, localizado na rua Salvador, 232 – Nossa Senhora das Graças; o DB do Shopping Sumaúma; e o Emporio Rodrigues venderá carne e cerveja sem o valor do imposto, nas unidades do Vieiraalves, Jacira Reis e Shopping Ponta Negra. A venda será limitada a um pack de cerveja e uma peça de carne por cliente.
Os animais de estimação também estão inclusos na ação, e a Miss Pet, localizada na rua Fortaleza, n.443 – Adrianópolis, venderá diversos acessórios sem impostos para presentear seu pet. Os motoristas também poderão aproveitar o DLI para adquirir pneus novos, fazer alinhamento e balanceamento sem a incidência de imposto na Japurá Pneus.
Parintins, Manacapuru e Itacoatiara também vão participar do Dia Livre dia Impostos
Os municípios de Parintins, Manacapuru e Itacoatiara também estarão participando do DLI 2023, oferecendo gasolina sem o valor do imposto. Em Parintins, a ação ocorrerá no posto de gasolina Amazônia, localizado na Rua Silva Meireles, nº 1860, Centro. A loja Nova Ferragens Brito, situada no endereço Rua Desembargador João Corrêa, 767, juntou-se à campanha, assim como a Vitrine Cabocla, uma loja de roupas e acessórios localizada na Avenida Amazonas, 2911 e a loja de roupa intima feminina, Lolita Lingeries situada na Av. Amazonas, 2872.
Em Manacapuru, o evento será realizado no posto de gasolina Atem, situado na Rua Boulevard Pedro Rates, no bairro São José. Já em Itacoatiara, a iniciativa acontecerá no posto de combustível Atem, localizado na Rua Ermelson dos Santos Ferreira, no centro da cidade. Essas ações nos municípios terão início às 8h.
Victor Gonzales, coordenador da CDL Jovem Amazonas, ressalta a importância de direcionar o olhar para as regiões do interior, onde os indivíduos mais necessitados são impactados por uma carga tributária mais pesada. “A população que mais precisa acaba arcando com uma carga tributária desproporcional. O DLI tem como propósito alcançar
esse público, para que eles tenham plena consciência de que cada uma de suas atividades diárias, desde o momento em que acordam até a hora de dormir, está ligada a contribuições fiscais”, afirma Gonzales.