MANAUS – A operação “Jogada Ensaiada” prendeu nesta segunda-feira a diretora do Hospital e Pronto-socorro 28 de Agosto, além do esposo dela e da diretora financeira da unidade, uma das maiores do Amazonas.
Júlia Marques, Henrique Barbosa e Querciane Alves são acusados de desvios milionários dentro da unidade. A acusação é do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), que usou do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/AM) e da 70ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção ao Patrimônio Público para comanda a operação dentro do hospital..
São quatro mandados de prisão e seis de buscas e apreensão. Eles são acusados de fraude em licitação, corrupção e lavagem de dinheiro, em cima de contratos de segurança por meio do serviço de agente de portaria.
Ao todo o grupo pode ter desviado R$ 2 milhões, envolvendo uma empresa de gestão esportiva investigada no esquema de manipulação de resultados do futebol amazonense, envolvendo Henrique Barabosa, que é presidente do Atlético Amazonense.
As defesas dos acusados ainda não se manifestaram.