MANAUS-AM|Neste sábado (18), Ana Valéria Matos, diretora-geral do SPA do bairro São Raimundo, na Zona Oeste de Manaus, faleceu com o novo coronavírus. Segundo a secretária de Saúde (Susam), Simone Papaiz, a diretora é uma das centenas de profissionais do estado infectadas pelo vírus. Ana Valéria estava internada há dias no hospital 28 de Agosto.
Nas redes sociais, a comunidade do bairro lamentou a morte da gestora da principal unidade de saúde do São Raimundo. “Perdemos mais uma heroína para o covid19. Infelizmente hoje partiu uma guerreira que lutou muito, mas não resistiu. Informo aos moradores que Ana Valéria (diretora do spa são Raimundo) faleceu”.
Segundo Simone Papaiz, só no SPA Alvorada, em uma semana, teve 52 profissionais atestados com coronavírus. Eles foram afastados do trabalho.Estão afastados 376 agentes do setor de saúde do Amazonas até às 15h deste sábado pelo coronavírus. São 56 médicos, 69 enfermeiros e 154 técnicos. Essa conta, portanto, não inclui profissionais de saúde do município.
A secretária afirmou ainda que os profissionais de saúde nos SPA e nos hospitais, além do quadro reduzido, sofrem ainda desgaste físico-emocional, e as baixas do pessoal da linha de frente agravaram a prestação de serviço. Nessa semana, o governo começou a contratação de técnicos de enfermagem por meio de um processo seletivo que encerrou inscrição ontem. Serão contratados 704 profissionais.
Foto: Reprodução