Manaus – Nesta quarta-feira (16), o vice-presidente da Walt Disney Company, Greg Hale, virá a Manaus para conhecer o projeto de Parque Temático da AmazonasTur. O objetivo é discutir uma possível parceria com a AmazonasTur, que há mais de dez anos vem trabalhando na ideia e buscando potenciais investidores para o Amazonas Biopark.
Oreni Braga, presidente da AmazonasTur, contou que o Amazonas Biopark será o único parque temático genuinamente natural e tecnológico, cravado na maior floresta tropical do mundo. De acordo com ela, o parque, que no início tinha um orçamento de R$ 180 milhões, deve chegar na ordem de R$ 1 bilhão, com os ingredientes que recebeu.
As ações estão sendo apoiadas pela Embratur e pelo Ministério do Turismo, e apesar de não ser um investigamento para Governo, é algo que vai virar a página do Turismo amazonense e brasileiro.
A estrutura do projeto tem intenção de prever aquários de nível internacional, orquidário, borboletário, arboreto, museu arqueológico, museu da história da borracha, núcleo dos povos da floresta, trilhas interpretativas, montanha russa, teleférico, núcleo de conhecimento cientifico, núcleo de experiências, estúdios para produções cinematográficas, além do teatro, dos espaço de convivências, lojas, lanchonetes, centro administrativo e estacionamento.
Quanto ao local para abrigar uma estrutura grande como essa, a presidente da AmazonasTur afirmou que o projeto não irá impactar o ecossistema. Já foram mapeados três locais estratégicos para o funcionamento do BioPark.
As pessoas que quiserem ter uma ideia de como será o parque podem visualizar uma maquete, que estará disponível a partir desta terça-feira (15), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado na Avenida Constantino Nery, ao lado da Arena da Amazônia.
No sábado, o presidente do Sistema Nacional de Parques Temáticos no Brasil, Alain Baldacci, irá acompanhar o vice-presidente da Disney na volta para os Estados Unidos. Durante sua estadia, o empresário deve conhecer mais sobre o Amazonas e fazer sua avaliação do local como um possível alvo de investimentos futuros.
De acordo com a presidente da AmazonasTur, a vinda de Greg Hale a Manaus é uma das ações da empresa em busca de financiamento para o projeto, que há cinco anos já tem divulgação na Europa, Estados Unidos, Ásia e nos Emirados Árabes. Além disso, só este ano o projeto já foi a Londres, Moscou, Paris, Roma, e em setembro irá desembarcar em Tóquio, para que potenciais investidores japoneses possam conhecê-lo.
Com informações do Portal A Crítica