MANAUS (AM) – O delegado Adriano Félix, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), informou que Jander Andrade da Silva, de 22 anos, o “Batata”, um dos suspeitos de matar o industriário Leonardo Paz de Oliveira, de 33 anos, queria quitar uma dívida com o tráfico de drogas e resolveu assaltar a vítima. A intenção era apenas roubá-lo.
Jander tinha uma dívida de R$ 1,5 mil e foi por meio de seu primo que conheceu Leonardo, dias antes do crime. Segundo o delegado, o suspeito teve uma droga apreendida pela Polícia Militar e precisava pagar o prejuízo aos traficantes. Sem opção, resolveu planejar o roubo.
O crime foi praticado ainda com a ajuda do primo Luiz Henrique Maciel da Silva, de 18 anos, que na época tinha 17 anos, responsável por apresentar a vítima. Jânio Freire da Silva, de 51 anos, pai de Jander, também foi preso por tentar fazer o filho não ser descoberto e ajudar a levar os objetos roubados da vítima.
Leonardo foi morto estrangulado e foi amarrado na cama. Ele foi encontrado em casa, no Coroado, Zona Leste. Do local, Jander e o primo levaram quatro televisões, um videogame, semijoias, um aparelho celular e o carro da vítima, da marca Fiat, modelo Palio Wekeend.
O suspeito deve ficar à disposição da Justiça, assim como os outros dois envolvidos que ajudaram no crime.