EUA | O governo de Donald Trump quer mineralizar terrenos na Lua! Parece até piada, mas é real. O governo americano está preparando o arcabouço legal para permitir a extração de mineral no satélite natural da Terra, que será ofertado em forma de tratado a seus aliados mais próximos.
A pretensão do presidente é privatizar o satélite e conceder esses terrenos a seus aliados mais próximos. A assinatura também promove a flexibilização de regras para que outras empresas possam se interessar por um dia explorar a Lua ou outros corpos do sistema solar para obter recursos próprios. A Casa Branca não negou o teor da reportagem, publicada na terça-feira (5).
As licenças de mineração seriam ofertadas não para Rússia ou China, países com sofisticados programas espaciais e rivais geopolíticos de Washington, mas para empresas de aliados europeus, do Canadá, Japão e Emirados Árabes Unidos.
As autoridades norte-americanas preveem negociar formalmente este acordo com parceiros espaciais como o Canadá, o Japão, os Emirados Árabes Unidos, e com os países europeus que o Governo de Trump considera terem interesses “idênticos” sobre a extração de recursos da superfície lunar.