Manaus – O empresário Guilherme Farias Cunha foi preso em flagrante na tarde da última segunda-feira (21) por suspeita de furtar energia elétrica no bairro Dom Pedro, zona Oeste da capital amazonense.
Segundo a Delegacia Especializada em Combate ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS), a churrascaria House Grill funcionava com uma ligação direta do poste para o imóvel.
O proprietário foi preso em flagrante, pelo delegado Paulo Benelli, pelo crime de furto de energia elétrica, sendo liberado após pagamento de fiança no valor R$ 5 mil.
De acordo com o delegado Paulo Benelli, o restaurante apresentava risco de curto-circuito iminente podendo provocar danos a pessoas, bens e principalmente ao funcionamento do sistema elétrico na região. A Amazonas Energia estima um prejuízo mensal de R$ 63.020,65. com o ‘gato’.
O flagrante foi feito após a companhia verificar inconsistências nas medições de unidades consumidoras da região.
As fraudes e os furtos de energia são crimes previstos no Código Penal. A pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Ainda segundo a DECFS, além de responderem criminalmente a um inquérito na polícia, os fraudadores são cobrados dos valores retroativos acrescidos de multa.
Denúncias podem ser feitas pelo aplicativo Amazonas Energia, pelo site da empresa, pelos telefones da DECFS 3622-7837 e 3622-7303.