X

Durante operação em Manacapuru, 21 motos adulteradas são apreendidas e um homem é pr2s0

As diligências foram realizadas em locais estratégicos, como áreas com grande concentração de pessoas. Foto: Divulgação/PC-AM

ADVERTISEMENT

MANACAPURU (AM) – Operação realizada pela Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), com o apoio do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus) resultou, nesta quinta-feira (23), na apreensão de 21 motocicletas adulteradas provenientes de roubo e furto no município. Um homem foi preso em flagrante.

Conforme o delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, as diligências foram realizadas em locais estratégicos, como áreas com grande concentração de pessoas, motocicletas e oficinas, com o objetivo de identificar veículos roubados e/ou furtados. As 21 motocicletas apreendidas estão sendo submetidas à perícia.

Durante a operação, os policiais deram ordem de parada a um homem de 33 anos que conduzia uma motocicleta Honda Titan Mix, de cor preta. O indivíduo tentou fugir, mas foi capturado logo em seguida. Após exame preliminar no veículo, constatou-se que a motocicleta apresentava sinais de adulteração no chassi, no número do motor e na placa, além de restrição por roubo. O homem tem antecedentes criminais por roubo.

“Em 2024 realizamos três operações no município e conseguimos apreender 68 motocicletas provenientes de crimes. Agora, esta é a primeira operação do ano em Manacapuru, e tivemos esse resultado positivo com a recuperação de 21 motocicletas”, destacou o delegado.

A autoridade policial também explicou que os criminosos têm adotado métodos cada vez mais sofisticados, como a falsificação de etiquetas de identificação dos veículos, troca de placas e adulteração de chassis e motores.

“Constatamos que muitas pessoas adquirem essas motocicletas de boa-fé, geralmente por meio de redes sociais. Nosso trabalho segue investigando caso a caso, com o propósito de identificar e responsabilizar os estelionatários que realizam essas vendas fraudulentas, além de chegar aos autores dos furtos, roubos e adulterações”, afirmou o titular.

Alerta à população

Barreto alertou sobre os riscos de adquirir motocicletas com chassi adulterado ou provenientes de falsos leilões, pois esses veículos são geralmente produtos de roubo e furto. Ele recomenda que os compradores priorizem adquirir veículos em lojas credenciadas ou diretamente com os proprietários, para reduzir o risco de prejuízo.

“Mesmo que aplicativos indiquem que a placa e o chassi estão regulares e sem restrições, o objetivo do criminoso é enganar a vítima, criando uma falsa sensação de segurança. No final, quem compra acaba perdendo o bem”, esclareceu o delegado.

A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate ao roubo, furto e adulteração de veículos no Estado e incentiva a população a colaborar com denúncias por meio do disque-denúncia 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), de forma totalmente anônima.

O homem responderá pelos crimes de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, receptação, direção perigosa de veículo em via pública e desobediência. Ele será submetido a audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.

 

 

Expressoam:

This website uses cookies.