TAILÂNDIA| Quases 2 mil elefantes estão em situação de abandondo na Tailândia. No país, os espetáculos dos animais, representam uma fatia dos lucros anuais em diversas regiões, algo que rareou desde o início da pandemia, deixando os paquidermes em situação crítica de saúde. Embora a atitude de usar os elefantes para visar lucro seja condenado pelas organizações que combatem esse tipo de exploração animal, eles estão totalmente abandonados pelos responsáveis que alegam não ter como mantê-los.
O temor dos ambientalistas é que os bichos sejam usados para derrubar árvores que sustentam a exploração ilegal da madeira ou expostos em zoológicos clandestinos. Muitos temem que eles sejam abandonados e migrem para as cidades atrás de comida.
“Meu chefe está fazendo o que pode, mas não temos dinheiro”, revelou um tratador que trabalha em uma fazenda voltada para esse tipo de negócio à reportagem da France Press. No começo do mês, macacos da Ásia tiveram que ir atrás de alimento nos centros da cidade, já que o movimento dos turistas havia caído por conta do coronavírus. Na Tailândia, existe o medo que isso aconteça com os elefantes.
Foto: Divulgação