X

Eleições 2022: Lula lidera e Bolsonaro se torna o mais rejeitado dos pré-candidatos

ADVERTISEMENT

BRASIL | O instituto Ipespe divulgou, nesta sexta-feira (6), uma nova rodada da pesquisa eleitoral que avalia a disputa pela presidência da República.

De acordo com o Ipespe, Lula (PT) sustenta uma vantagem de 13 pontos percentuais sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL). O levantamento também aponta que nenhum dos pré-candidatos apresentou variações fora da margem de erro, que é de 3,2 pontos percentuais.

A pesquisa mostra, ainda, uma estagnação da chamada “terceira via”. Ciro Gomes, do PDT, tem 8%, João Doria (PSDB) tem 3%, e André Janones (Avante) tem 2%. Simone Tebet (MDB) e Luiz Felipe d’Ávila (Novo) marcaram 1%. Outros candidatos não atingiram um ponto percentual.

Nos cenários de segundo turno, projeções apontam que Lula venceria todos os adversários. Contra Bolsonaro, o petista teria 54% e o atual presidente 34%. Em um eventual segundo turno entre Ciro Gomes e Bolsonaro, o pedetista sustenta uma vantagem de 7 pontos percentuais (45% x 38%).

No quesito probabilidade de voto, o mais rejeitado pelos eleitores é o atual chefe do Executivo Federal: 60% dizem que “não votariam de jeito nenhum” em Bolsonaro. Na sequência, Doria (55%), Ciro (43%) e Lula (43%). Ao todo, 43% dos entrevistados afirmaram que “votariam com certeza” em Lula; outros 13% “poderiam votar” no ex-presidente”.

Ainda que continue sendo a maior entre os pré-candidatos, a rejeição de Bolsonaro apresenta uma diminuição gradual em relação às pesquisas anteriores. Em janeiro, o presidente era rejeitado por 64%; hoje, 60% dizem que não votariam nele em nenhum cenário.

O Ipespe entrevistou mil pessoas pelo Brasil ao longo dos dias 2, 3 e 4 de maio.

Expressoam:

This website uses cookies.