Manaus – A ex-primeira-dama do Amazonas, Nejmi Aziz, foi presa pela Polícia Federal (PF), nesta sexta-feira (19), durante o desdobramento da operação Maus Caminhos batizada de operação Vertex, sinônimo da palavra vértice que significa o ponto mais alto, referência ao alcance da investigação, que reuniu indícios robustos da prática de crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e pertinência a organização criminosa.
Entre os alvos da operação estão o atual senador Omar José Abdel Aziz e seus irmãos Amin, Mansour e Murad Aziz além da sua esposa Nejmi Aziz. Nas primeiras horas desta sexta-feira (19), a Polícia Federal cumpriu 49 mandados de busca e apreensão, 9 mandados de prisão temporária, sete mandados de sequestro de bens móveis e 18 mandados de bloqueios de contas de pessoas físicas e jurídicas, congelando cerca de R$ 92,5 milhões de pessoas ligadas ao senador Omar Aziz (PSD-AM).
De acordo com a Polícia Federal, a investigação foi desmembrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em razão dos indícios detectados de recebimento de vantagens indevidas pelo ex-governador e atual senador Omar Aziz (PSD-AM), que tem direito a foro por privilegiado no STF.