Manaus – Um mutirão de limpeza foi iniciado neste sábado (19), na Santa Casa de Misericórdia, no Centro de Manaus. Um grupo de voluntários e militares das Forças Armadas participam da iniciativa para retirar lixo e entulho do prédio histórico que está abandonado há anos. O local é ocupado por cerca de 100 moradores de rua. A retirada deles foi iniciada na sexta-feira (18). As informações são do G1 Amazonas.
A ação de limpeza é uma iniciativa promovida pela Associação de Cultura do Estado do Amazonas (Aceam) com apoio de voluntários, da Marinha e do Exército. A Marinha disponibilizou um efetivo de 20 militares e o Comando Militar da Amazônia (CMA) enviou 36 homens para participar do mutirão.
“Estamos aqui para somar e participar desse trabalho em equipe com Exército, dentro das condições de segurança que todos buscam. É um grande trabalho em equipe e vamos entrar onde for necessário e com a segurança necessária”, destacou a tenente da Marinha Rejane.
Inicialmente, o trabalho de limpeza será feito na capela e na área externa da Santa Casa.
“Vamos fazer uma limpeza na capela e retirar do entulho, separar o que pode ser aproveitado pelo IPHA [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] restaurar. Vamos lavar a capela e dar um aspecto de amor para capela. Vamos limpar ao redor da capela e capinar. É uma forma de arregaçar as mangas e dizer que nós como sociedade precisamos ter nossa postura participativa e política”, disse Rosa dos Anjos, presidente da Aceam.
O prédio da Santa Casa tem sido utilizado como local para consumo de entorpecentes, de acordo com relatos de pessoas que trabalham no entorno. A estimativa é que o prédio esteja sendo ocupado por 100 pessoas, principalmente no período noturno.
“É indemissível um espaço no Centro Histórico de Manaus e na área turística da cidade está com esse abandono, em estado de calamidade pública porque dentro da Santa Casa tem pessoas usuárias de drogas e moradores de ruas. Cerca de 100 pessoas estão morando no prédio, que são vistas na Santa Casa à noite”, declarou Rosa dos Anjos.
Desocupação
Uma ação social da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh)realizou uma vistoria na Santa Casa de Misericórdia, na sexta-feira (18). Com o apoio de guardas, moradores de rua que residiam no local foram retirados do imóvel. Além da ocupação, materiais para uso de drogas foram encontrados.
Abandono
A Santa Casa de Misericórdia de Manaus fechou as portas há quase dez anos, após grave crise financeira. Inaugurado em 1880, o hospital particular chegou a contar com recursos do Governo do Estado. Um grupo interventor nomeado pela Justiça tenta a revitalização do prédio, atualmente abandonado.
Após mais de dois desde a intervenção judicial da Santa Casa de Misericórdia em Manaus, ainda não há previsão para o andamento do processo de desapropriação do prédio e pagamento da indenização pelo Governo do Estado do Amazonas. Em 2014, a campanha de reeleição do governador do Amazonas, José Melo, indicou que o local seria transformado em um Hospital infanto-juvenil do câncer.