MANAUS – Além de sobrevoar a Amazônia, Joe Biden aproveitou a visita a Manaus para anunciar investimentos de US$ 50 milhões para o Fundo da Amazônia. O governador Wilson Lima disse que pediu ao presidente dos EUA que defensa a preservação da Amazônia e lembre-se da população que mora na região.
Esta é a primeira vez que um presidente dos EUA visita a Amazônia. Biden chegou no Brasil vindo do Peru, onde encontrou o presidente chinês Xi Jinping. Os dois participaram do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec).
Biden encontrou lideranças indígenas no Museu da Amazônia (Musa), O Fundo Amazônia foi criado por iniciativa do Brasil durante a Conferência Mundial do Clima (COP) 12, em 2006, no segundo mandato de Lula na Presidência da República.
Gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o programa tem como objetivo angariar contribuições voluntárias de outros países para combater as emissões liberadas por meio do desmatamento, além de fomentar a conservação e a economia sustentável na Amazônia.