MANAUS (AM) – A Polícia Civil do Amazonas conseguiu elucidar o latrocínio cometido contra o idoso Raimundo Nonato de Sousa, de 65 anos, ocorrido no dia 16 de julho deste ano no bairro Jorge Teixeira, Zona Leste de Manaus. Foram presas quatro pessoas envolvidas diretamente no crime, três delas eram vizinhos da vítima.
Os suspeitos foram identificados como Antônia Denilza Ferreira Soares, 54 anos; Júnior Lopes Feitosa, 26 anos; Samara Soares dos Santos, 24 anos; e Cristiano Tavares Gomes, cuja idade não foi informada. Um quinto envolvido, Anderson Costas dos Santos, 40 anos, conhecido como “Bocão” ou “Faraó”, está foragido.
De acordo com o delegado Ricardo Cunha, titular da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), a investigação concluiu que o crime foi possivelmente premeditado. A dinâmica do crime começou quando Samara marcou um encontro com Raimundo no dia 16 de julho, sob a falsa proposta de contratação para serviços de fretagem. O encontro foi, na verdade, uma armadilha para subtrair o veículo do idoso, que acabou caindo na emboscada.
“As investigações apontam que Samara, após marcar o encontro com a vítima, acionou Júnior e Antônia para irem, com ela, ao encontro dele. No local, eles anunciaram o roubo, mas o idoso os reconheceu por serem seus vizinhos”, informou Cunha.
Diante disso, eles contataram Anderson, que comanda as bocas de fumo da área e autorizou a morte da vítima. Júnior matou Raimundo e, com a ajuda de Samara, deixou o corpo em uma região de mata no bairro Jorge Teixeira. O corpo foi encontrado no dia 17 de julho com sinais de tortura e dentro de um tonel.
Segundo a autoridade policial, no dia 29 de julho deste ano, Cristiano foi preso pelos policiais da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) em um sítio onde o carro da vítima foi levado após o crime. No local, ele estava desmanchando o veículo para dificultar sua localização.
Antônia, Júnior e Samara foram presos na segunda-feira (02), com Antônia sendo capturada em Manaus e Júnior e Samara em Novo Aripuanã, município para onde haviam fugido.
Diante dos fatos, todos têm uma participação robusta no crime e agora serão responsabilizados perante a lei por seus atos.
Os envolvidos responderão por latrocínio consumado e organização criminosa; Cristiano também responderá por receptação. Eles passarão por audiência e ficarão à disposição da Justiça.
Disque-denúncia
A PC-AM solicita a quem tiver informações sobre a localização de Anderson Costa dos Santos que entre em contato pelo número (92) 98118-9535, disque-denúncia da DEHS, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A identidade do informante será mantida em sigilo.