Distrito Federal| Sensibilizados com a história da estudante Ana Cristina Gualberto da Silva, de 45 anos, o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren), fez uma certificação simbólica e inédita para a estudante, que está com câncer terminal no pâncreas.
Ana Cristina está internada desde o dia 14 de janeiro, na ala de cuidados paliativos do Hospital de Apoio de Brasília (HAB). Ela precisou largar a faculdade no último semestre do curso de enfermagem, para poder se tratar da doença.
Em uma conversa com a psicóloga do HAB, Ana Cristina expressou sua vontade de obter o diploma e nesta quinta-feira (23), o desejo da estudante foi realizado. Segundo o presidente do Coren Marcos Wesley, o conselho resolveu outorgar o título honorário de enfermeira à estudante “porque nunca é tarde para se realizar um sonho”.
Ana Cristina trabalhou como técnica de enfermagem durante toda a vida. Segundo a psicóloga Giselle de Fátima Silva, com mais de 40 anos, quando conseguiu entrar na faculdade, a doença interrompeu o que seria sua maior conquista.
Comovida com a situação, a psicóloga que trabalha com pacientes terminais pediu à colega Ana Catarine Carneiro, que é enfermeira, que entrasse em contato com o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal para contar a história de Ana Cristina.
Ana Catarine ligou para o Coren e conseguiu sensibilizar os colegas de profissão. Com isso, o conselho criou uma carteirinha honorária para homenagear a estudante e em sua entrega, Ana Cristina afirma que aquele foi um dos momentos mais emocionantes na sua vida.