MANAUS (AM) – Mostrando desconhecimento ao falar sobre as queimadas no Amazonas, Lau Peixoto, esposa do apresentador Sikêra Jr., foi chamada de “sem noção” ao falar sobre o assunto nas redes sociais. Ela postou uma foto da cidade de Manaus encoberta pela fumaça.
As queimadas nessa época inclusive são mais comuns, por causa da estiagem, mas Lau polemizou na legenda ao dizer que antes “não tinha” e ao dar a entender que ninguém estava falando sobre o assunto, mesmo diariamente sendo pauta nos jornais locais e agora nacionais.
“O problema é que quando não tinha queimada eles diziam que tinha e agora que tem”, escreveu ela com um emoji de questionamento.
A capital está sofrendo com os efeitos das queimadas das florestas amazônicas desde o início de setembro, quando o clima fica também mais seco por conta do fenômeno El Niño e quase não há chuvas. Nos últimos três dias, no entanto, a fumaceira se intensificou por conta de grandes incêndios no interior, como em Autazes.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registraram um aumento nos focos de calor a partir de julho e só em outubro já foram contabilizados 2.704 mil. O mesmo mês todo, no ano passado, o registro foi de 1.503.