BOCA DO ACRE (AM) – O trabalhador rural Francisco do Nascimento de Melo, de 42 anos, mais conhecido como “Cafu”, foi assassinado no último domingo (14), na comunidade Recreio do Santo Antônio, Zona Rural de Boca do Acre, no interior do Amazonas. O crime aconteceu após ele defender de uma agressão o próprio filho, de 15 anos.
O autor dos disparos seria um fazendeiro que abordou Francisco e o adolescente quando eles iam trabalhar. Segundo a polícia, Cafu e o homem acabaram discutindo e o suposto autor agrediu o filho dele. A vítima foi intervir e acabou baleado e morto na hora.
Um vídeo mostra a esposa grávida desesperada. “Não meu Deus, por favor! Eu não acredito. É o meu marido!”, gritava ela. Ao lado, o filho olhando o corpo do próprio pai e outra mulher, ao fundo, pedindo para ela ter cuidado porque está grávida.
O fazendeiro, que não teve o nome revelado, seria conhecido por sua postura violenta e por grilar terras. Ele supostamente queria tomar a terra do trabalhador, que fica numa área marcada por conflitos fundiários. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) chegou a ser acionado para solucionar o problema, mas nada foi feito, terminando em tragédia.