X
    Categories: Manaus

Ex-desembargadora que supostamente vendia sentenças para traficantes será julgada no STJ

Encarnação Salgado foi afastada do cargo em 2016 e aposentada no ano passado. Foto: Reprodução

ADVERTISEMENT

MANAUS (AM) – A ex-desembargadora Encarnação Sampaio Salgado será julgada pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na próxima quarta-feira (7) por suposta venda de sentenças para traficantes em Manaus. Ela está aposentada compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde junho de 2021.

A ação penal apura o crime de corrupção passiva e ativa, envolvendo um habeas corpus em favor de Carlos Augusto de Araújo dos Santos, concedido pela magistrada em 2016, supostamente mediante o pagamento de R$ 50 mil. Em 2018, o Ministério Público Federal (MPF) apresentou denúncia.

A magistrada foi afastada do cargo em 2016, durante a segunda fase da operação da Polícia Federal “La Muralla”, que investigava o suposto esquema de benefício para traficantes.

No ano passado, o CNJ concluiu que Encarnação concedeu várias liminares em plantões em desacordo com a legislação, liberando presos suspeitos de crimes extremamente graves como homicídio qualificado, tráfico de drogas, associação criminosa e até estupro de vulnerável.

Vanessa Bayma:

This website uses cookies.