MANAUS – AM | A ex-primeira dama do Amazonas, Nejmi Aziz, presa e 2019 por corrupção passiva, lavagem de capitais e organização criminosa, tomou posse como deputada estadual no último dia de 2020.
A esposa do senador Omar Aziz foi empossada na Assembleia Legislativa do Amazonas em uma cerimônia discreta que teve a participação do presidente da Casa, deputado Josué Neto (Patriota) e Abdala Fraxe (Podemos).
Ela assume o mandato após o ex-deputado Augusto Ferraz renunciar para assumir o cargo de prefeito de Iranduba. Nejmi é a primeira suplente da Coligação que compõem os partidos PSD, PRB e DEM.
Durante o ato, Nejmi fez a leitura do termo de compromisso como deputada estadual e, em seguida, assinou seu termo de posse que será publicado ainda hoje no Diário Oficial da Aleam.
Nejmi foi presa em 2019 juntamente com os cunhados, irmãos do senador Omar Aziz. A prisão ocorreu pela Polícia Federal durante a operação Vertex que é uma outra etapa da Maus Caminhos.
Nejmi e outros alvos – entre eles, irmãos do senador Omar Aziz – recebiam, entre as vantagens indevidas, entregas de dinheiro em espécie ou por meio em negócios simulados ou superfaturados, a fim de ocultar a entrega de dinheiro dissimulado por meio de contratos de aluguel e de compra e venda.
Agora como deputada estadual, Nejmi Aziz não pode ser presa, mas tem autorização para cooperar nas investigações da PF.