CEARÁ | Na manhã desta terça-feira (27), um burro foi fotografado ficando suspenso em uma carroça devido ao excesso de peso na carga em que ele transportava, em Juazeiro do Norte. O caso foi denunciado à polícia ambiental.
O dono do animal foi identificado e notificado para se apresentar à delegacia. O caso foi encaminhado para a Polícia Civil do Ceará, que deve instaurar um inquérito. O animal foi solto em campo aberto após o incidente.
Em nota, a Prefeitura de Juazeiro do Norte informou que “o estado físico do animal foi avaliado e não foi constatada nenhuma marca de agressão, como também o animal não estava em situação de desnutrição, apresentando, por conseguinte, uma saúde aparentemente boa”.
Caso fosse identificado sinais de maus tratos, os responsáveis pelo animal poderiam receber pena de dois a cinco anos de reclusão em caso de condenação. A lei que tornou mais rígida a punição por maus-tratos a animais foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em 29 de setembro.
Os carroceiros que estavam com o burro afirmaram aos policiais que o incidente aconteceu devido a um problema nos arreios da carroça e um aclive na calçada. Policiais militares orientaram os responsáveis sobre os cuidados que devem ter com o animal.