MINAS GERAIS | Na madrugada de sexta-feira (8), moradores de cidades como Patos de Minas, Lagoa da Prata, Divinópolis e Oliveira, localizadas no estado de Minas Gerais, se assustaram com a explosão repentina de um meteoro no céu noturno.
Chamado de bólido, o flash luminoso foi seguido de explosão e assustou a população, que relatou coisas como janelas e portões tremendo, com muita gente sendo acordada sem entender o que estava acontecendo. Outras pessoas compararam o fenômeno à queda de um avião, devido a intensidade do barulho.
Segundo a BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), um pedaço da rocha espacial acabou resistindo à queima na atmosfera, o que levou à queda de um meteorito na cidade de Tiros, com cerca de 6 mil habitantes na região do Alto do Parnaíba (MG).
Marcelo Zurita, diretor técnico da BRAMON, explicou que o meteoro caiu em terra já fragmentado, sendo que o processo de fragmentação foi justamente a causa do forte barulho ouvido por tanta gente.
“As pessoas ouviram o barulho da fragmentação, pois o meteoro caiu apagado, já que a resistência da atmosfera foi mais forte do que a do objeto e o destruiu. Caso a atmosfera não tivesse fragmentado o meteoro, ele teria caído brilhando e provocaria um estrago muito grande”, disse Zurita.
A massa inicial do objeto ainda não foi determinada.