Nesta sexta-feira (28), uma família fez o velório de um ente querido, na calçada da Capela Municipal de Manhuaçu, na Zona da Mata mineira. Um dos parentes registrou os momentos nas redes sociais. O homem, que se chamava Herodino, morreu na madrugada de segunda-feira (27) por causas naturais. O sobrinho dele, Moisés Xavier, contou que o tio era tetraplégico e estava acamado há 3 anos, por conta de um acidente.
“No sol, sem sombra, sem água e nem nada. Um ser humano que sofreu tanto e não tem sequer o direito de morrer em paz”, escreveu em uma publicação.
Diante de um decreto municipal que proíbe velórios nas casas por conta da pandemia do novo coronavírus, os parentes optaram por fazer o velório na calçada. “Nós tentamos [resolver a situação] e a única forma foi fazer o velório no sol… Nós ficamos reféns deste monopólio absurdo”, desabafou o sobrinho.
Depois da repercussão do video, a prefeitura autorizou que o enterro fosse feito na capela. “A prefeitura liberou o local para velar após o vídeo feito. Situação é complicada, mas tivemos que tomar esta medida extrema. Lamentável passar por toda esta situação”, disse Moisés.
Um boletim de ocorrências foi realizado junto à Polícia Militar.
Foto: Facebook/Reprodução