MANAUS – Transformar a faxina em um trabalho descontraído, levar essa descontração para a internet e ganhar dinheiro com isso. Foi assim que o faxineiro Guilherme Gomes conseguiu, em Manaus, ganhar o mundo dos influenciadores e virou influenciador do ramo da limpeza. Ontem (7), ele bateu um milhão de seguidores e provou que é mesmo uma celebridade com a vassoura e o rodo na mão.
O perfil “Diarias do Gui” mostra a rotina de Guilherme, que além de colocar a mão na massa e tirar toda a sujeira, vive o lado do sucesso e da fama nas redes sociais, fazendo postagens pagas, viajando e frequentando bons restaurantes.
Ele conta que começou fazendo faxina na casa da prima, o serviço bem feito foi ganhando fama e o trabalho rendendo. “Desde cedo, com mais ou menos 12 anos, já gostava de ajudar minhas tias em casa. Se precisava capinar um quintal, eu fazia. O tempo foi passando e durante a pandemia, assim como muita gente, passava por dificuldades financeiras e precisava mudar essa realidade, cada vez mais difícil. Pedi para morar com uma tia e ela trabalhava fora. Durante a pandemia ela ficou desempregada”, conta.
Empreendedor
A fama de Guilherme começou por acaso, quando ele começou a fazer faxina por R$ 80. “Conversando com uma amiga, fiz uma diária. Ela estava precisando de ajuda. Fiz um ‘antes e depois’. E mandei no whatsapp. Rendeu a primeira foto no Instagram. Perto da meia-noite, já havia viralizado. Foi um ‘boom’ em Manaus. Quando fui ver, estava lotado de mensagem, perguntando pelos serviços.”
Hoje, além de limpar, ele ajuda pessoas com ansiedade e depressão, que acabam acumulando coisas inúteis em casa por conta da condição emocional. E se mudou para São Paulo.
“Há muita gente enfrentando problemas terríveis e resolvi ajudar. É uma forma de devolver para a sociedade tudo o que eu tenho recebido. O importante é que essas pessoas fiquem bem. Sempre tive esse pensamento. Eu conquistei muita coisa, muito rápido. Conquistei a partir das faxinas, o que mudou a minha vida. É importante também mudar a vida de outras pessoas que passam por momentos de dificuldade”, diz.
Hoje ele faz trabalhos completos por R$ 500, mas ganha mais dinheiro como influenciador. “A faxina mudou minha vida”.