São Paulo – A marca do carro de Anton, a Jeep, já havia realizado um recall do modelo Grand Cherokee por possuir um câmbio eletrônico cujodesign poderia confundir os motoristas. E agora aFiat Chrysler (FCA) anunciou que irá investigar o acidente fatal.
No comunicado emitido em abril, a FCA afirmava que muitos motoristas achavam erroneamente que tinham acionado o freio antes de sair do veículo. Aparentemente, a confusão tem a ver com o novo sistema eletrônico de câmbio, cuja manipulação se parece mais com um joystick do que com o sistema de câmbio tradicional dos veículos elétricos, de movimento mais limitado.
A Fiat Chrysler fez o recall de mais de 1,1 milhão de carros e caminhonetes porque os veículos poderiam se mover depois que os motoristas saíssem deles, um problema associado com 41 ferimentos, 212 acidentes e 308 relatos de danos de propriedade, embora a empresa não tivesse uma solução imediata para o defeito.
Por essa razão, a empresa pedia aos proprietários que verificassem bem se o veículo estava realmente freado antes de deixá-lo e afirmava que ao longo deste ano faria um ajuste para que o veículo ficasse parado mesmo que o condutor não tivesse acionado o freio de mão.
No mesmo mês, o órgão que cuida da questão da segurança viária nos EUA afirmara que aquela alavanca representava “claramente um problema de segurança”.
Segundo o jornal The Telegraph, o diretor-executivo, Clarence Ditlow, da organizaçãoCentro para a Segurança Automobilística afirmou que infelizmente o previsível ocorreu ao esperar uma solução para o problema do carro.
[impulsosocial] [impulsosocial_popup]