MANAUS (AM) – Em entrevista à Folha de S. Paulo, Luís Cláudio Lula da Silva, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, falou sobre a importância da BR-319 para a região. Ele atualmente mora em Rio Preto da Eva, município do Amazonas, e dirige o time RPE Parintins, que busca ascender na série D do Campeonato Brasileiro.
“A BR-319 é crucial para a região. Durante a seca do ano passado, enfrentamos um isolamento considerável. Meu pai está frequentemente cercado por ministros, nem sempre tendo acesso à realidade local. Eu tenho discutido com ele sobre as dificuldades logísticas aqui, sobre o isolamento. A BR-319 é a única ligação com o restante do país. Embora seja uma obra desafiadora, é imprescindível que seja concluída”, apontou ele, cujo patrão votou em Bolsonaro.
O filho do presidente, que passa ainda por Manaus e São Paulo em suas idas e vindas, tem levado os problemas do Amazonas ao pai desde então. Ele pretende ainda percorrer a rodovia, filmar e mandar os vídeos para Lula, como forma de sensibilizá-lo.
Luís Cláudio também tem outra pauta que disse que já abordou com alguns ministros: a corrupção nas casas de apostas no futebol. “Eu conheço 80% dos ministros de antes [da eleição]. Tenho intimidade com [Fernando] Haddad [ministro da Fazenda], com [Alexandre] Padilha [ministro das Relações Institucionais], de tomar café”, diz o caçula de Lula à publicação.
A contratação
O RPE Parintins foi fundado em 2021 pelo dono do clube, o empresário Sung Un Song, que tem mais de 30 empresas no país, incluindo na Zona Franca de Manaus.
A contratação de Luís aconteceu antes de Lula sair da prisão e, na época, Sung assumiu que havia votado em Bolsonaro, mas que havia se arrependido na pandemia. O empresário chegou a ficar em dúvida se o contratava, mas como recebeu boas recomendações, mudou de ideia.
Luís Cláudio trabalhou no São Paulo, Palmeiras, Santos e Corinthians e diz que não teve ajuda do pai em nenhum desses empregos. Como foi envolvido em várias polêmicas, agora busca o reconhecimento novamente.