AMAZONAS – Apesar de renovar dez dos 24 deputados estaduais eleitos, a nova composição da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) que tomou posse ontem (1º), mostrou forte domínio de famílias. Entre as “novidades” da Casa há filhos, irmãos e esposa de políticos tradicionais do Estado.
Prefeitos
Três prefeitos elegeram seus candidatos nas urnas. Cristiano D´angelo (MDB) é irmão do prefeito Beto D´angelo, de Manacapuru, Thiago Abrahim (UB) é filho do prefeito Mario Abrahim (PSC), de Itacoatiara, Em Manaus, o prefeito David Almeida (Avante) elegeu o irmão, Daniel, pelo mesmo partido.
De pai para filho
O deputado mais votado entre estreantes foi o médico George Augusto Monteiro Lins de Albuquerque. Com 44.520 ele é o herdeiro do até então decano da Casa, Belarmino Lins, que aos 76 anos pendurou as chuteiras para dar lugar ao filho.
Esposa do prefeito
Outro nome que estreou no tapete vermelho da Aleam é Mayra Dias, ex-miss e casada com o prefeito de Parintins, Bi Garcia (PSDB). A primeira-dama de Parintins agora vai passar pelo menos três dias da semana em Manaus, e não é a única mulher da Casa que tem político em casa.
Coronel e filha
Alfredo Menezes, que bateu na trave para ser eleito senador, conseguiu eleger a bolsonarista Debora Menezes. Os dois estavam ontem na cerimônia de posse. Ao contrário do pai, Débora venceu uma disputa logo na estreia.
De irmão para irmão
Fechando a lista de parentes eleitos, Dan Câmara entre para o time de deputados estaduais com o aval do irmão, o deputado Silas Câmara, recentemente réu confesso em processo de rachadinha no gabinete.
“Novatos”
A Aleam tem ainda o time de novatos entre aspas. É ocaso de Wanderley Monteiro, do Avante e Rozenha (PMB). Os dois são ex-vereadores. Rozenha tem uma história curiosa. É do partido da Mulher, que não elegeu nenhuma parlamentar.
Novidade mesmo, apenas o apresentador Mário César Filho (União Brasil), que segue os passos do ex-colega de TV, Wilson Lima, e entra para a política amazonense já como deputado.